A Arquitetura e seu impacto na saúde e rotina

1ª Coluna para o Jornal O Liberal - Publicada em 25/01/2024

Caroline Alves, com revisão de Tay Marchioro

3/28/20243 min read

A Arquitetura

       Então a arquitetura tem poder sobre meu comportamento e minhas emoções? Sim, a resposta é sim. A Neuroarquitetura (Estudo da Neurociência aplicado à Arquitetura) tem por base o estudo da influência do ambiente construído em seu usuário, ou seja, em como determinado espaço físico pode provocar certas reações nas pessoas que por ali passarem. Ao longo da vida temos vários exemplos de como isso acontece de maneira intencionada, às vezes de forma clara e muitas vezes de forma muito sutil que a gente nem percebe.

e seu impacto na saúde e rotina

       Um exemplo arquitetônico de impacto em nossas reações que consigo lembrar agora: Aos que já visitaram a famosa Catedral de Brasília, projetada pelo Arquiteto Oscar Niemeyer, puderam observar que a entrada ao monumento se dá por uma rampa de acesso para o subterrâneo, um acesso relativamente estreito em relação ao todo e bem escuro, sem adereços e alegorias. Ao sair da rampa escura e adentrar o ambiente é muito difícil não exclamar um “UAU”, porque a gente desfruta de uma vista incrível e quase que angelical da área interna da Catedral, um espaço amplo, claro, com muita luz vinda dos belíssimos vitrais, através de com uma arquitetura que praticamente nos obriga a olhar para cima e então os olhares se voltarem aos anjos ali suspensos. É uma reação exibida por quase todos os visitantes do espaço e provocada de forma intencional, porém, sutil, onde a gente 'desce ao subterrâneo' por um acesso estreito e escuro e “ascende ao divino” em um ambiente que faz a gente, sem perceber, se sentir pequeno diante daquele lugar incrível, grande e cheio de luz, sacaram né?

       Eu citei um ambiente muito conhecido e que possui uma escala monumental para facilitar o entendimento da questão, mas acontece que estes estudos podem facilmente ser aplicados no nosso dia a dia: “Como minha casa faz eu me sentir?”, “Como tornar o layout da minha loja mais prático e funcional?”, “De que forma a organização e apresentação do meu comércio pode me fazer vender mais?”. Estes são alguns questionamentos possíveis que podemos responder por meio de um projeto bem-feito e pensado sobre a ótica da Neuroarquitetura.

       A arquitetura desempenha em nossa vida um papel que por vezes nem imaginamos, por exemplo, na qualidade do sono. Além de práticas para higiene do sono, como eliminar ou reduzir o uso de telas na última hora antes de dormir, há também algumas estratégias de design e layout que podemos aplicar em um quarto para torná-lo mais próprio e propício ao descanso. Isso inclui boas estratégias de iluminação, o posicionamento correto das luminárias, luzes indiretas, temperatura correta de cor da luz, utilização de cores corretas na decoração, posicionamento correto do quarto em relação à casa, disposição correta de layout e até mesmo evitar o excesso de informações e distrações no ambiente. Perceberam que falei muito sobre a importância da iluminação correta dentro do quarto né? Isso porque nosso corpo se baseia no chamado ciclo circadiano, ou seja, dormimos e acordamos em função da luz e de como ela nos afeta. Mas fiquem tranquilos, sei que é muita informação e que isso já é assunto para outro texto.

Interior da Catedral de Brasília, Projetada pelo Arquiteto Oscar Niemeyer. Foto retirada da Internet.